Agricultura

Banco vai cortar financiamento de produtor rural que desmatar

O BNDES vai utilizar uma ferramenta para detectar e notificar produtores rurais que desmatarem irregularmente

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um convênio com o MapBiomas, uma iniciativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, para reforçar o compromisso do governo federal com o desmatamento zero.

A parceria tem como objetivo bloquear o financiamento de produtores rurais que desmatarem irregularmente.

O MapBiomas é uma ferramenta de satélite que mapeia anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil, validando e elaborando relatórios para cada evento de desmatamento detectado no país desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta.

O BNDES utilizará essa ferramenta para detectar e notificar produtores rurais que desmatarem irregularmente, bloqueando imediatamente o repasse do crédito rural ao produtor infrator.

A ferramenta foi testada com sucesso em fevereiro e até o momento, 58 proprietários rurais tiveram os recursos bloqueados.

A medida vai ao encontro do compromisso firmado pelo presidente do banco, Aloizio Mercadante, quando de sua posse em fevereiro, de que o BNDES do futuro será verde, inclusivo, tecnológico, digital e industrializado.

Mercadante alertou que o crescimento econômico só pode ocorrer, na atualidade, com a implantação sistemática de políticas ambientais responsáveis. “O BNDES não tem chance de sobreviver e prosperar se o sistema financeiro não mudar radicalmente para enfrentar a emergência climática e social. Estamos muito perto de uma catástrofe ambiental sem retorno e a tragédia social está por toda a parte”.

Nesse contexto, sinalizou que, entre as prioridades das novas políticas do banco, estão o respeito à preservação ambiental e a criação de oportunidades para o desenvolvimento de uma cadeia energética limpa.

“Precisamos enterrar de vez o obtuso negacionismo climático que nos tornou o grande vilão ambiental do planeta. O BNDES precisa apoiar a transição justa para a economia de baixo carbono. Não existirá futuro sem preservar a Amazônia e outros biomas”, disse.