Agricultura

BB faz parceria com agtech FieldPRO para oferecer serviço a clientes

A ferramenta consiste de uma plataforma de gestão dos dados e uma estação portátil com 14 sensores, que é instalada na propriedade rural

O Banco do Brasil firmou parceria com a startup FieldPRO, de inteligência climática e ciência de dados, para oferecer a ferramenta a seus clientes produtores rurais. A solução, já disponível na plataforma Broto, do banco, passará a ser ofertada também, com desconto, nas agências do BB e nos demais canais digitais.

A ferramenta da FieldPRO consiste de uma plataforma de gestão dos dados e uma estação portátil com 14 sensores, que é instalada na propriedade pelo próprio produtor para coletar dados do clima, da lavoura e do solo. O dispositivo pode cobrir uma área de até mil hectares e utiliza tecnologia 100% brasileira, segundo o comunicado do BB.

A plataforma de gestão da startup é acessada pelo produtor por um aplicativo de celular e no computador. Com dela, o agricultor é notificado quando as condições ambientais estão favoráveis para os manejos de semeadura, pulverização e colheita.

notícias no celular, 5G
Foto: Pexels

O painel informa também a previsão meteorológica específica do local em que a estação está instalada, o registro histórico de chuva e temperatura da região nos últimos cinco anos em comparação à situação atual, emite alertas automáticos de riscos e dá suporte a engenheiros agrônomos parceiros do Banco do Brasil.

Com o uso da solução, estima-se um incremento médio de produtividade da ordem de 30% e de 25% em eficácia no crescimento das plantas, segundo a empresa. Também há redução de 20% da taxa de replantio e de 30% no número de irrigações, bem como economia de água de cerca de 27%, informou o banco.