Agricultura

Brasil tem déficit recorde de armazenagem em 19/20, diz Cogo

Segundo a consultoria, a capacidade estática do Brasil é de 170,1 milhões de toneladas, para uma safra estimada em 251,1 milhões de toneladas

silo, armazém, armazenagem
Capacidade estática de armazenagem deveria ser de 301,2 milhões de toneladas, segundo recomendação da Conab. Foto: Agência IBGE Notícias

A capacidade estática de armazenagem no Brasil é de 170,1 milhões de toneladas em 2020, de acordo com a Cogo – Inteligência em Agronegócio. Considerando a estimativa para a safra de grãos em 251,1 milhões de toneladas, isso representa déficit recorde de 81 milhões de toneladas.

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, 31, a consultoria chama atenção que, nos últimos 10 anos, a produção nacional cresceu 88,3 milhões de toneladas, enquanto a capacidade de armazenagem aumentou apenas 29,6 milhões de toneladas.

Segundo orientação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ideal é que a capacidade estática de um país seja 1,2 vez maior do que a produção de grãos. Entretanto, esse número fica em 0,7 em 2020. “Para atender a relação ideal recomendada pela Conab, a capacidade estática do Brasil deveria ser de 301,3 milhões de toneladas em 2020”, informa.

Além disso, apenas 16% da capacidade estática localizam-se nas propriedades rurais brasileiras, o
que, conforme aponta a consultoria, sobrecarrega o transporte e a armazenagem intermediária em épocas de colheita.

“Ao não possuir capacidade própria de armazenagem, o agricultor perde o poder de formar lotes maiores de venda e transacionar diretamente com as indústrias/tradings”, pontua. “Reter o grão por alguns meses na propriedade gera ganhos que cobrem em tempo relativamente curto os custos dos investimentos com a armazenagem”, acrescenta.

Veja mais números sobre a armazenagem no Brasil no relatório da Cogo – Inteligência em Agronegócio!