Agricultura

Brasil é o país que mais exporta alimentos industrializados com alta segurança, diz Abia

Brasil cumpre a legislação sanitária internacional e exporta alimentos industrializados com segurança para 190 países, segundo a associação

Acontece nesta terça-feira, 27, o segundo dia da pré-cúpula de sistemas alimentares em Roma, na Itália. O evento é uma prévia da cúpula sobre sistemas alimentares de 2021, que acontece em setembro, nos Estados Unidos.

Para o presidente da Associação Brasileira Da Indústria De Alimentos (Abia), João Dornellas, afirma que o mais importante é pensar na pluralidade do planeta. “Em uma cúpula que vai discutir os sistemas de alimentação global, é necessário levar em conta que o planeta é muito diferente, importante que se ouça vozes do mundo todo”, diz.

Ainda ressalta que é necessário levar em consideração a fome mundial. “Assim como no nosso país, ainda tem pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Temos pessoas que todo dia dormem com fome”, pontua.

Dornellas ainda reitera que no mercado de exportação a posição que o Brasil ocupa na produção de alimentos industrializados é de alta segurança alimentar. “Somos o país que mais exporta alimentos industrializados, isso dá uma responsabilidade grande e uma chancela, pois exportamos para 190 países. A indústria de alimento do Brasil cumpre a legislação sanitária internacional através de tecnologia, pesquisa, inovação e buscando dar segurança ao alimento. Não existe segurança alimentar sem alimento seguro”, conclui.