Agricultura

Brasil pode reduzir dependência de fertilizantes em 50%, diz pesquisadora da FGV

Segundo especialista, guerra gera incertezas em relação ao preço das commodities e ainda pode ocasionar problemas na oferta

Fertilizantes, cenário econômico e panorama do mercado de grãos foram alguns dos temas debatidos durante a última edição do Canal Rural Entrevista. O programa desta semana recebeu a pesquisadora da FGV Agro Talita Priscila Pinto. Em entrevista a Antônio Pétrin, um dos assuntos foi a guerra na Ucrânia e os impactos para o setor produtivo.

“A Rússia é um dos principais fornecedores de fertilizantes, petróleo e gás natural. A situação que já vinha complicada desde o ano passado por causa da pandemia fica ainda pior por conta do conflito bélico. Isso se reverbera por outros produtos da cadeia do agro”, avalia.

Para a pesquisadora, no entanto, o Brasil reúne condições de aumentar a produção local de fertilizantes.

“A gente pretende reduzir essa dependência externa produzindo aqui dentro. Ampliando a nossa produção de fertilizantes, podemos reduzir em cerca de 50% essa dependência externa”, disse.

Ainda segundo a pesquisadora, o conflito entre Rússia e Ucrânia gera incertezas em relação ao preço das commodities e ainda pode ocasionar problemas na oferta.

“A Ucrânia é um grande produtor de milho e trigo, mas pode ter uma safra comprometida se não começar o plantio logo, e a demanda mundial por esses dois cereais vem aquecida. O conflito bélico gera incerteza para essas principais commodities. A gente pode ter meses de maior valorização e a preocupação agora vai além do custo de fertilizantes, e agora é a escassez”.