Café

Cooperativa cria 'bitcoin do café' para troca de grãos por produtos

O valor da moeda digital é ajustado diariamente com base na Bolsa de Nova York, utilizando tecnologia da Microsoft; produtor pode comprar até trator

Já ouviu falar em bitcoin? Moedas digitais ficaram bastante populares nos últimos anos, chegando a valer centenas de milhares de reais. O mundo digital avança e a Minasul não quer ficar para trás. Os investimentos em transformação digital ajudaram os negócios da cooperativa brasileira especializada em café crescer 300% nos últimos três anos.

A novidade da Minasul é o coffee coin, uma moeda digital que permite a troca de café por produtos. O gerenciamento é feito usando tecnologia da Microsoft, o Dynamics. Foi estabelecido que um quilo de café verde corresponde a um coffee coin, sendo que o valor monetário é ajustado diariamente pela Bolsa de Nova York, obedecendo a padronização dos tipos de café.

Com o uso do Dynamics, armazenado na nuvem da Microsoft, a Minasul consegue gerenciar as variações do preço diário do café, bem como as compras dos associados em suas lojas simultaneamente.

Segundo o diretor de novos negócios da Minasul, Luís Henrique Albinati, o café dos cooperados é convertido em um padrão monetizado que possibilita a troca do grão estocado por mercadorias diversas nas lojas da Minasul, desde um chapéu até trator.

Criptomoeda à la bitcoin

convênio 100, crédito rural, reforma tributária, dinheiro na terra, economia rural, preços, vbp, proagro, pib, icms, moeda digital, bitcoin
Foto: Pixabay

Albinati afirma que a ideia nasceu para facilitar as compras dos nossos associados. “Por enquanto, todos os pagamentos são feitos à vista e limitado aos nossos cooperados em nossas lojas, mas nosso objetivo para 2021 é o de transformar o coffee coin em uma criptomoeda, o que permitirá o pagamento utilizando-se de operações de crédito. Os produtores têm gastos diversos antes da colheita, assim eles poderão comprar defensivos, ferramentas, implementos agrícolas, dentre outras coisas ao longo do ano para viabilizar sua produção e terão a oportunidade de lastrear a sua aquisição no preço do café daquele dia e fazer o pagamento apenas após a colheita”, diz.

A Cooperativa Minasul finalizou recentemente o projeto de implementação do Dynamics em todas as suas áreas de comércio, exportação e armazenagem do café. Segundo Albinati, a migração era necessária para suportar o crescimento exponencial que eles tiveram nos últimos anos.

“Somos uma cooperativa voltada para a inovação. Com o sucesso das aplicações utilizando Azure, Dynamics e associado ao Power BI, decidimos utilizar as mesmas plataformas na área do café, envolvendo todos os processos ali implantados e criando no Dynamics a “Vertical Café”. Este ano, toda a nossa plataforma ERP foi posta a prova para vermos a sua performance neste negócio e obtivemos excelentes resultados, com estabilidade em todo o percurso da safra, no ano em que batemos o recorde desde a fundação da cooperativa”, comenta.