Café

Procafé: clima deve impactar crescimento das plantas em 2022

Além da seca, geadas nas principais regiões produtoras de café impactaram no enchimento de grãos e rendimento dos frutos

O déficit hídrico do início de 2021 somado às geadas que ocorreram neste inverno deverão impactar o crescimento das plantas de café para a safra de 2022. A análise é da Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (Procafé). Segundo a fundação, as perspectivas climáticas deste ano e de 2020 causaram problemas na safra 21 e devem também influenciar a safra do ano que vem.

De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Procafé Alysson Fagundes, a seca enfrentada no início da safra impactou o enchimento dos grãos de café. “Nos meses de janeiro, fevereiro e a partir de março nos tivemos veranicos que prejudicaram o enchimento de grãos, que veio agora a impactar severamente no rendimento dos frutos. Nós podemos observar nessa safra de 2021 que já uma safra de bienalidade negativa, ou seja, já seria um ano que naturalmente o café arábica do Brasil teria uma produtividade menor, ainda tivemos os efeitos negativos da seca”, explica.

Fagundes ainda prevê baixas para a safra 2022, já que o crescimento das plantas foi impactado pelas adversidades climáticas. “Ainda somado a isso nós tivemos algumas geadas pontuais que afetaram as lavouras no sul de Minas Gerais e geadas mais significativas nas lavouras da Mogiana Paulista. Além de tudo ainda tivemos mais um problema de frio, pois as geadas impactam também na produção de 2022”, conclui.