Agricultura

Consumo de fertilizantes de performance cresce 20% em 2021

Formulação de fertilizantes de alta performance proporciona nutrição eficiente para as culturas, diz Maria Luisa Aguiar, gerente de produtos de performance da Mosaic Fertilizantes

Números do agronegócio revelam que o Brasil caminha para mais uma safra recorde de grãos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um aumento de 14,2%, em relação ao volume obtido no ciclo anterior que, se confirmado, para 288,61 milhões de toneladas. Para que as perspectivas positivas se concretizem, o produtor rural deve manter os investimentos em fertilizantes de alta tecnologia.

“Essa inteligência de empregar nutrientes e tecnologias destinados a ganhos de produtividade está, cada vez mais, conquistando o campo: estamos falando de um crescimento de 20% da adubação de performance, que confere incrementos positivos de produtividade. Somando-se aos bons preços das commodities agrícolas, a rentabilidade pode gerar expressivo ganho adicional ao produtor rural”, considera Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos de Performance da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados.

Para colaborar com o bom momento no campo, a empresa desenvolveu a inovadora linha Performa, destinada para ser utilizada em todas as culturas plantadas no Brasil. Um portfólio completo em que todos os produtos possuem formulação com multinutrientes, como NPK, Boro, Enxofre e Magnésio, e permite que a lavoura atinja um novo patamar de rentabilidade, garantindo eficiência produtiva e operacional para auxiliar as culturas a alcançarem seus tetos produtivos.

Os resultados da linha Performa, validados por instituições de ensino e pesquisa independentes, apontam para potencial de incrementos de produtividade que podem passar de 10%. As pesquisas foram realizadas por três anos em mais de 80 localidades diferentes nos principais estados produtores do país, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia. Os experimentos com os produtos apresentaram resultados excelentes em soja, milho, cana-de-açúcar, café, algodão, cevada, batata e hortifrúti.

A linha Performa se destaca pela versatilidade e pela facilidade na aplicação. “Para seu desenvolvimento completo, plantas precisam de sincronismo entre demanda e adubação. As tecnologias de nossa linha permitem com que os nutrientes estejam à disposição das plantas nos momentos em que elas precisam”, explica Maria Luisa. “Quando os elementos são trabalhados de forma isolada, a eficiência da operação pode ser impactada, ao trazermos todos os nutrientes para o mesmo bag contribuímos para reduzir a complexidade do manejo do campo, maior uniformidade na aplicação e consequente aumento produtivo”.

Os nutrientes da linha Performa têm alta solubilidade e disponibilidade durante todo o ciclo da cultura, o que melhora a absorção pelas plantas, e contribuem para um desenvolvimento mais vigoroso de raízes, dessa forma, podem impactar positivamente na tolerância a eventos de estresse na lavoura.

Com cinco produtos multiculturas, a linha Performa ajuda o agricultor a enfrentar diferentes situações que limitam a alta produtividade. Totalmente exclusivo para as culturas de hortifrúti, o Performa HF é um fertilizante de alta tecnologia com macro e micronutrientes em concentrações ideais que proporcionam culturas de frutos, legumes, vegetais e hortaliças mais vigorosas e produtivas.

O Performa Neo, indicado para soja, milho, algodão e café, é um fertilizante que contribui para o maior equilíbrio nutricional das plantações. Já o Performa Plus é um fertilizante para as culturas de algodão, cana de açúcar, feijão, soja, milho e trigo. O produto permite ótimo fornecimento de P para a cana manter altas produtividades por mais anos, permitindo maior número de cortes no canavial, antes de ter que fazer a reforma. Além disso devido à tecnologia exclusiva Mosaic Fertilizantes, o Performa Plus mantem o fornecimento de boro e enxofre por todo o ciclo da cana, permitindo maior produtividade ao canavial.

Ideal para quem busca versatilidade na aplicação, o Performa Ultra é destinado a lavouras de batata, feijão e café; pois traz multinutrientes em quantidades balanceadas, reduzindo o uso de cloro, proporcionando uma lavoura mais vigorosa, produtiva e melhorando inclusive atributos como podem melhorar a qualidade de bebida no café e a redução do cloro no performa Ultra permite que a batata tenha um aumento nos sólidos solúveis que irá acarretar em aumento da crocância após a fritura. Já o Performa Full apresenta uma formulação eficiente para plantações de milho, cana-de-açúcar, soja, e feijão, pois traz um excelente estabelecimento inicial, homogeneidade para a lavoura, maior ‘pegamento’ de flores e enchimento de grãos.