Agricultura

Coronavírus: China usa mais de 30 mil drones para pulverizar lavouras

Segundo o país, o número de equipamentos inteligentes, incluindo tratores automáticos de aragem usados na agricultura, saltou 15%, para 20 mil unidades

drones
Foto: Xinhua/Cao Yang

Em meio à contenção do surto do novo coronavírus, a China tomou uma série de medidas para dar pleno papel às máquinas agrícolas na agricultura de primavera e evitar aglomeração de trabalhadores rurais no campo. Segundo Wang Jiayun, funcionário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais do país, esforços foram feitos para fortalecer a organização nas lavouras, aumentar o fornecimento de equipamentos e garantir o transporte ordenado de máquinas agrícolas.

Dados do ministério mostraram que mais de 30 mil drones de pulverização foram empregados em todo o país na agricultura deste ano, aumento de 25% em relação ao ano passado. O número de equipamentos inteligentes, incluindo tratores automáticos de aragem usados na agricultura, auxiliados pelo Sistema de Navegação de Beidou, sistema chinês de posicionamento global por satélite, saltou 15%, para 20 mil unidades.

O ministério também prestou serviços online facilitar a compra de equipamentos por agricultores, para obter subsídios via aplicativos móveis, enquanto fortalecem o treinamento técnico e a organização. De acordo com uma circular divulgada no início deste ano, devem ser concedidos subsídiospara compra de máquinas e ferramentas agrícolas sucateadas, em uma tentativa de acelerar a aplicação dos equipamentos para promover o desenvolvimento sustentável da indústria agrícola.

A China prometeu no documento deste ano intensificar os avanços nas principais tecnologias agrícolas e desenvolver máquinas agrícolas inteligentes.