Agricultura

Entidade volta atrás e diz que é a favor de farinha com trigo transgênico

A mudança veio do resultado de uma pesquisa que mostrou que 72% dos consumidores não teriam restrição ao consumo de trigo transgênico

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mudou sua posição quanto ao uso de farinha de trigo geneticamente modificado (OGM) pela indústria. Agora, a Abimapi se diz favorável ao produto.

A mudança no posicionamento da indústria veio do resultado de uma pesquisa, encomendada pela entidade, que mostrou que 72% dos consumidores não teriam restrição ao consumo de trigo e derivados do cereal transgênico.

“Ficamos surpresos com o resultado de que mais de dois terços consumiriam transgênicos sem nenhuma restrição, corroborando aprovação dada pela CTNBio. Assim, não há por que não aprovar, se a segurança alimentar está garantida. Já que foi aprovado pelo órgão regulador e pelo consumidor, agora vamos aproveitar ao máximo”, disse o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

Anteriormente, a Abimapi era contrária à aprovação do uso e comercialização da farinha de trigo transgênico no País e liderou movimentação contrária à entrada do produto, junto à Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e à Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), antes da liberação do produto pela CTNBio.

Em novembro do ano passado, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deu aval ao uso, comercialização e importação de farinha de trigo geneticamente modificada da variedade argentina HB4. Mesmo após a aprovação do produto, tanto a indústria moageira quanto a de massas e biscoitos e a de panificação diziam que não comprariam o produto.

Segundo Zanão, a questão da Abimapi era relacionada ao mercado e não havia dúvida quanto à segurança alimentar da farinha transgênica. “A CTNBio assegurou a segurança alimentar da farinha OGM. Éramos contra porque este trigo ainda não havia sido aprovado em nenhum lugar do mundo. Não tínhamos dúvida com a segurança alimentar do produto, mas sim com a aceitação pelo consumidor”, afirmou Zanão.

Na pesquisa encomendada pela Abimapi, realizada pela Indexsa no fim do ano passado, 72% dos 3.135 entrevistados (1.567 presencial e 1.568 online) responderam não ter restrição com o consumo de bolos, massas e biscoitos feitos a partir de farinha de trigo transgênico, enquanto outros 28% disseram que teriam restrição com o consumo desses produtos.

O estudo revelou também que 57% dos entrevistados sabiam o que é um alimento transgênico, sendo que 75,5% desta fatia responderam que sabiam que consumiam produtos OGM. De acordo com a pesquisa, das 1.345 pessoas que informaram não saber o que é um produto transgênico, 71,4% disseram que consumiriam esses alimentos após receberem informações sobre produtos OGM.

Uma parcela de 26,6% do total de entrevistados informou que não consumiria alimentos transgênicos mesmo após receber informações sobre esses produtos. Foram entrevistados consumidores de até 69 anos de 12 capitais nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal.

trigo, argentina
Trigo. Foto: Bruno Marcolin/ Arquivo pessoal