Agricultura

Evento Famato Embrapa Show começa nesta quarta-feira (22), em Cuiabá

O evento reúne mais de 60 soluções desenvolvidas pela Embrapa para apoiar agricultores e pecuaristas

A partir desta quarta-feira (22), o Cenarium Rural, em Cuiabá, se tornará um grande laboratório de agrotecnologias com a abertura do Famato Embrapa Show. O evento reúne mais de 60 soluções desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar agricultores e pecuaristas a terem mais eficiência e sustentabilidade na produção.

Dois ambientes compõem o Famato Embrapa Show com atrações simultâneas. A Mostra de Tecnologia é um verdadeiro show room de aplicativos, equipamentos, produtos, cultivares e protocolos de produção. A exposição é feita de forma interativa (em totens informatizados ou via QR Code), ou como pôsteres, minipalestras ou na exibição propriamente dita de cada inovação.

Já a programação técnica ocorre no auditório principal, com painéis de debate compostos por palestras de meia hora e um momento para perguntas e respostas. Além disso, haverá apresentações e palestras magnas.

“Desde que a ideia do evento surgiu, em 2018, realizamos um grande trabalho de seleção. Identificamos as tecnologias que seriam mais úteis para os desafios atuais e futuros do agro de Mato Grosso. O resultado é essa grande vitrine de inovações”, afirma o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral.

Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), observa que um dos critérios adotados foi priorizar soluções prontas para serem adotadas pelo produtor rural em sua propriedade. “O papel da Embrapa é produzir ciência e conhecimento para otimizar a produção no campo. O evento será um grande portfólio de tecnologias já projetadas, desenvolvidas, testadas e disponíveis para contribuir para as atividades mais relevantes da agricultura e pecuária de Mato Grosso”, pondera.

Cerca de 60 profissionais da Embrapa, entre pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias e analistas de transferência de tecnologia estarão presentes no evento para explicar sobre os ativos e tirar dúvidas do público. Além deles, representantes de empresas licenciadas para comercialização de sementes e de produtos desenvolvidos pela Embrapa também estarão no evento, gerando possibilidade de aquisição futura das tecnologias que são comercializadas. Muitas das tecnologias, como os aplicativos e recomendações de manejo, são gratuitas.

Alguns temas receberam destaque na programação devido a seu caráter estratégico para o futuro do agro mato-grossense. São eles: solos sustentáveis, agroenergia, sistemas integrados de produção e manejo integrado de pragas. Os quatro serão foco central dos painéis de debate que ocorrem nos dias 23 e 24 de junho.

Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, fará a palestra magna na abertura do Famato Embrapa Show. Ele falará sobre como a Embrapa entrega valor à sociedade brasileira, na noite desta quarta-feira (22).

Anderson Galvão, CEO da consultoria Céleres, traçará um painel com projeções da agricultura brasileira para os próximos anos na tarde de sexta (24). Em seguida, será a vez do ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo se apresentar realizando um balanço dos dez anos de implantação do Código Florestal Brasileiro e o estado de sustentabilidade da agropecuária do Brasil.

Com o preenchimento de todas as vagas, as inscrições já estão encerradas. Porém será possível acompanhar os paineis ao vivo pelo canal da Famato.