Agricultura

Fertilizantes: Índice de Poder de Compra tem melhora em fevereiro

Na composição do índice houve um ligeiro recuo, de 2%, nos preços dos insumos

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de fevereiro fechou em 0,98, ante 0,99 de janeiro e 1,02 em dezembro. O momento é o mais favorável dos últimos 20 meses — quanto menor o indicador, melhor é a relação de troca para o produtor rural — e revela a boa rentabilidade do produtor rural.

+ Leia as últimas notícias de Agricultura no site do Canal Rural

Na composição do índice houve um ligeiro recuo, de 2%, nos preços dos fertilizantes, provocado principalmente pelo nitrogênio. Por outro lado, o preço das commodities continuou com pouca variação e caiu 0.3% em relação ao mês anterior.

Atualmente, a atenção do mercado está voltada para a safra brasileira de grãos, com uma colheita recorde se aproximando e desafios das influências das mudanças climáticas, como a seca no Sul do Brasil e na Argentina. Além da entrada da demanda mais forte do hemisfério norte (com destaque para a maior movimentação no mercado dos Estados Unidos) que também está no radar do mercado de agronegócios.

IPCF e Mosaic Fertilizantes

importação de fertilizantes - boletim agroexport - gasto
Foto: Freepik

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.