Agricultura

Granizo e excesso de chuva prejudicam qualidade do café em MG

Pedras de gelo também atingiram plantações de inhame e hortaliças em Espírito Santo neste feriado prolongado

Lavouras no sul de Minas Gerais e em parte do Espírito Santo foram atingidas por granizo neste feriado prolongado. Plantações de inhame e hortaliças no município capixaba de Alfredo Chaves também sofreram com as pedras de gelo na segunda-feira (1).

O fenômeno também causou estragos nas lavouras de café da região de Perdões e de cana verde no sul do estado mineiro. Já na Grande Belo Horizonte, vários locais tiveram o mesmo problema no domingo.

Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, a queda de granizo nessas áreas se deve à borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua entre o Nordeste do país e Minas Gerais.

Perda de qualidade do café

O pesquisador do Procafé, Alysson Fagundes, conta que o excesso de chuva tem provocado fungos e a queda de grãos de café em Minas. A colheita do grão no estado iniciou agora, em maio, assim como na maioria das regiões cafeeiras do país.

“A qualidade já está sendo comprometida”, diz. “Com a grande quantidade de queda de frutos no chão, o café deixa de ter boa qualidade e passa a ser um café de varrição”.