Agricultura

Grãos: Rússia diz que ataque não atrapalha acordo

Ucrânia não vê danos significativos

A Rússia descartou a possibilidade de que o ataque com míssil ao porto de Odessa, na Ucrânia, possa atrapalhar o acordo assinado entre os dois países na sexta-feira (22). O acordo visa permitir a exportação de grãos ucranianos pelos portos no Mar Negro, entre eles, o de Odessa.

A Rússia disse que o ataque mirou apenas infraestrutura militar ucraniana e não deve impactar os termos do contrato. As forças armadas da Ucrânia disseram que dois mísseis russos atingiram a área da estação de bombeamento no porto e outros dois foram derrubados no ar. Os ataques não atingiram áreas de armazenagem de grãos, nem causaram danos significativos.

Os preços globais do trigo sobem acentuadamente nesta segunda-feira (25), devido às incertezas sobre o acordo de exportação. E meio à escassez da oferta global de grãos, a guerra entra em seu sexto mês.

Queda de exportações de grãos na Ucrânia

grãos de soja
Foto: Logcomex

A exportação de grãos na Ucrânia nos primeiros 24 dias de julho, primeiro mês da temporada 2022/23, teve baixa de 39,5% em relação a igual período do ano passado, somando 1,08 milhão de toneladas, disse o ministro da agricultura na segunda-feira (25).

A exportação de grãos para a temporada 2021/22, que terminou em 30 de junho, teve um aumento de 8,5% em relação à anterior, subindo para 48,5 milhões de toneladas. O aumento foi motivado por uma forte remessa antes da Rússia invadir a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

A exportação de grãos na Ucrânia tem caído desde o início da guerra porque os portos do Mar Negro têm sido fechados, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

Os dados do ministério mostraram que as exportações em julho incluíram 766,000 toneladas de milho, 222,000 toneladas de trigo e 88,000 toneladas de cevada.