Agricultura

Hamilton Mourão participa de reunião para discutir os desafios do agro

Vice-presidente da República marcou presença em encontro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo

Os desafios da agricultura brasileira para o século XXI foi o tema de uma reunião especial que foi realizada na terça-feira (9), na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo.

Mais de 150 importantes representantes do agronegócio estiveram presentes no encontro para ouvir o discurso do vice-presidente da república, Hamilton Mourão, sobre a importância do agronegócio em um cenário pós pandemia que, além de tudo, foi seguido pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Com a ameaça da fome que circula pelo mundo, Mourão, que é candidato ao Senado pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, valorizou a responsabilidade do Brasil na produção de alimentos. Ele disse que o país precisa investir em infraestrutura e segurança jurídica para melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais.

“Precisamos organizar o sistema tributário” — Hamilton Mourão

“Temos uma carga tributária muito acima daquilo que um país da nossa natureza, um país de renda média, permite”, declarou Mourão. “Estamos marcando o passo da renda média desde o século passado. Nós temos um terço do nosso PIB de imposto que a gente paga, e isso é um peso em cima de quem trabalha e produz. Precisamos organizar o sistema tributário”, prosseguiu o vice-presidente.

Hamilton Mourão e outras autoridades

Também estiveram presentes no encontro na SRB o ex-ministro da Agricultura e coordenador do FGV Agro, Roberto Rodrigues, e o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Bastos.

O vice-presidente da República terminou dizendo que não há caminho a ser seguido fora do jogo democrático. Também disse que não importa quem seja eleito, o mandato não pertence aos políticos, mas sim a quem os elege. De acordo com ele, o próximo governo precisa ser reformista, inspirador, agregador e facilitador do agronegócio.

“Dar asas ao agronegócio para que seja um grande provedor não só de alimentos para o nosso país, mas para alimentos do restante do mundo”, declarou Hamilton Mourão.