Agricultura

Hortitec mostra novidades como begônia comestível e milho que pode ser colhido em etapas

A 27ª edição do evento trouxe ainda outras novidades, como uma melancia mais doce e com menos sementes

Produtores de hortifrútis e flores lotaram a maior feira do setor, a Hortitec, que terminou nesta sexta-feira (24). O público pôde conhecer novidades desse segmento, como um híbrido de milho com diferencial no sabor e na maciez, uma melancia muito doce e uma variedade de begônia que pode ser usada na culinária.

O híbrido de milho da Bayer traz vantagens não somente ao consumidor. Ele oferece ao produtor rural a possibilidade de ser colhido em etapas, além de ter maior durabilidade de prateleira após a colheita. Isso tudo facilita a logística entre fornecedor e o comprador que vai processar o produto.

A Bayer também levou à feira um sistema de enxertia de tomate. São utilizados dois tipos de híbridos, um para combater doenças de solo e outro que garante a produtividade. Nessa modalidade, a produção pode saltar de 450 para 650 caixas, a cada mil pés do fruto, segundo a empresa.

Já no segmento de flores, a Sakata levou à Hortitec uma variedade de begônia que é mais resistente, sendo indicada para decoração. Ela ainda pode ser usada na culinária, pois é comestível. Outra novidade é um lisianto sem pólen, que oferece algumas vantagens para o produtor e para o consumidor.

A Basf, por sua vez, mostrou uma melancia com pouca semente e muito doce. Para produzir essa variedade, a empresa faz algumas exigências, que incluem manejo diferenciado, sustentabilidade na produção e rastreabilidade do produto.

Já para culturas de ciclo curto, como as hortaliças, a Rivulis apresentou um sistema de irrigação com gotejamento em forma de labirinto, que, segundo a empresa, traz uniformidade na vazão da água e evita o entupimento do sistema.

Além disso, para a fertirrigação, uma nova fórmula desenvolvida pela Yara une, no mesmo produto, sete nutrientes para atender às necessidades de cada cultivo. O composto é 100% solúvel e oferece uma aplicação mais homogênea.