Agricultura

Incêndios no Pantanal motivam estado de emergência em 14 cidades

Decreto autoriza a convocação de voluntários e a entrada de agentes de defesa civil em residências para prestar socorro ou para retirar pessoas

Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência por 180 dias em 14 municípios por causa de incêndios no Pantanal. O decreto foi publicado na última sexta-feira (22) no Diário Oficial do estado.

Conforme o documento, o estado passa por uma das maiores estiagens dos últimos anos. O texto menciona que uma plataforma de incêndios florestais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou 2.165 focos de calor de junho a julho.

Segundo a pesquisadora Julia Rodrigues, do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, até o dia 20 de julho, foram mais de 121 mil hectares queimados no Pantanal sul-matogrossense neste ano, 34% a mais que em 2021.

“Junho não teve tanta área queimada e em julho voltou o aumento da área queimada” — Julia Rodrigues

“Maio teve uma área queimada ali entre os municípios de Corumbá e Aquidauana, no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Por enquanto, foi o mês que mais queimou. Junho não teve tanta área queimada e em julho voltou o aumento da área queimada, ali na região de Corumbá, perto do Ladário, e em Porto Murtinho perto da terra indígena de Kadiwél.

Ajuda ao Pantanal

pantanal incêndio
Foto: Maike Toscano/Secom-MT

O decreto autoriza a convocação de voluntários e a entrada de agentes de defesa civil em residências para prestar socorro ou para retirar pessoas. O texto ainda dispensa de licitação a aquisição de bens, serviços e obras de forma emergencial. Cerca de R$ 38 milhões podem ser usados para atender às medidas do decreto.

Leia também:

+ Setor de base florestal movimenta mercado de trabalho em MS
+ Senador destaca decreto que autoriza licitação para concessão da BR-163
+ Quadrilha que abatia gado furtado a golpes de machado é presa em MS