Agricultura

Já viu? China reclama da qualidade da soja brasileira

Crítica foi registrada em documento encaminhado à Organização Mundial do Comércio (OMC)

Apesar de ser o principal destino da soja exportada pelo Brasil, a China parece não estar 100% satisfeita com o produto. Em documento protocolado junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), o departamento de administração e padronização do país asiático afirma que a soja a ser importada deve conter, entre outros pontos, menor umidade e maiores índices de proteína e óleo.

A reclamação chinesa foi além de causar espanto na comunidade internacional, pois a soja brasileira é classificada por especialistas como a melhor do mundo. A ação da China relacionada à commodity chamou a atenção do público que acompanha o Canal Rural. Dessa forma, a notícia sobre o assunto foi a mais lida da semana no site. A reportagem apresenta dados a respeito da qualidade do produto nacional.

China e outros assuntos. As Mais lidas da semana

Confira, abaixo, essa e as outras notícias que formam o top five das cinco mais lidas de agricultura na semana:

5. Milho: produtor de Sorriso (MT) colhe mais de 210 sacas por hectare

milho - top five agricultura
Foto: Divulgação/Canal Rural

Em conversa em pleno milharal com o jornalista Glauber Silveira, do Canal Rural, o agricultor Cristian Dalben contou como tem se tornado exemplo de desempenho e sucesso, isso pouco mais de duas décadas após, junto com a família, ter trocado Santa Catarina pelo Centro-Oeste. A história completa está disponível no projeto Mais Milho.

4. La Niña até o verão de 2023 pode levar à quebra de safra de soja no Sul

solo seco La Niña
Foto: Pixabay

Em sua última atualização, o relatório do Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos indicou que o fenômeno La Niña deve durar até o verão de 2023. Caso essa condição se confirme, a safra 2022/2023 da soja do Sul do Brasil pode ser impactada negativamente, como ocorreu no período anterior. A informação a respeito foi destacada pelo projeto Mais Soja — onde pode ser lida na íntegra.

3. Produtores europeus fazem protesto contra redução de emissões

produtores rurais da holanda - capa 1
Foto: Reprodução/Twitter

Não adianta governantes quererem impor, do dia para a noite, mudanças drásticas relacionadas à agricultura e à pecuária. Esse foi o recado dado por produtores rurais da Holanda. Nos últimos dias, eles bloquearam estradas e protestaram contra o governo local por causa de projeto de lei que determina a redução das emissões de nitrogênio até 2030. A reportagem, destacando que o movimento despertou agricultores de outros países, está no ar desde quarta-feira (13).

2. Agricultora cria protetor de orelhas para bezerros e a invenção vira negócio

bezerros
Foto: Facebook/Reprodução

A ideia da agricultura norte-americana Holly Poad começou a sair do papel após a propriedade rural dela, no estado do Wisconsin, ter sofrido com incêndio que destruiu um dos estábulos. Feito para proteger os animais do forte inverno dos Estados Unidos, o acessório viralizou nas redes sociais, tornou-se fonte de renda para a produtora e gerou curiosidade entre os leitores do site do Canal Rural. A notícia foi ser conferida aqui.

1. China diz que soja brasileira tem pouca qualidade e quer exigir mais

china, soja
Foto: Pixabay/Montagem: Canal Rural

Documento formulado pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado e a Administração de Padronização da República Popular da China foi protocolado na Organização Mundial do Comércio (OMC). O assunto do ofício: indicação para que a soja importada pelo país asiático tenha maiores teores de óleo e de proteína e menor de umidade do que os apresentados, atualmente, pela commodity produzida no Brasil. A questão foi além da entidade comercial e foi a notícia mais lida da semana no site do Canal Rural. O conteúdo está liberado aqui.