Milho

Milho: colheita da safrinha avança com calor e atinge 79% no Centro-Sul

Apesar de o plantio já estar em curso, os produtores avançam com cautela, já que novas frentes frias podem resultar em geadas

colheita de milho
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

Já é safra 2021/2022 no Sul do Brasil, e de acordo com levantamento da AgRural, até a última quinta-feira, 19, 4,1% da área estimada para o Centro-Sul do país estava semeada com milho verão, contra 5,7% um ano atrás. Os trabalhos são puxados pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Apesar de o plantio já estar em curso, os produtores avançam com cautela, já que novas frentes frias podem resultar em geadas e consequentes problemas de germinação, a exemplo do que aconteceu no ano passado na fronteira oeste gaúcha.

A área cultivada com milho na safrinha 2021 do Centro-Sul do Brasil estava 79% colhida até quinta-feira,  após avanço de nove pontos em uma semana, de acordo com levantamento da AgRural. Um ano antes, a colheita estava feita em 82% da área.

Os trabalhos estão encerrados em Mato Grosso e tiveram bom avanço nos outros estados, favorecidos pelo aumento das temperaturas. O Paraná, porém, continua com grande atraso e há preocupação com a possibilidade de chuvas nos próximos dias, que podem resultar em problemas de qualidade ainda maiores.