Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Ministério da Agricultura embarga empresas de fertilizantes

Auditores fiscais federais agropecuários participaram de uma operação para fiscalizar fertilizantes e corretivos

Auditores fiscais federais agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) percorreram 4.400 km em operação para fiscalizar fertilizantes e corretivos nos estados de Mato Grosso e Pará.

Na ação foram coletadas 37 amostras de produtos para análise de conformidade nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

Durante 14 dias de operação, a equipe fiscalizou 18 estabelecimentos na região de Santarém, Itaituba, Rurópolis, Belterra e Fordlândia no Pará e 22 estabelecimentos no Norte do Mato Grosso, municípios de Guarantã do Norte, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

“Esse percurso realizado representa importante rota produtiva do agronegócio brasileiro. Uma particularidade que chamou muito a atenção dos auditores foi o transporte rotineiro de corretivos e fertilizantes, em barcaças de 4.000 toneladas de carga, pelo rio Tapajós na região norte”, relatou o auditor fiscal federal agropecuário, Leonardo Gianasi.

Embargo de empresas

Foram embargadas cautelarmente 11 empresas de fertilizantes e corretivos, sendo que quatro estabelecimentos estavam operando sem o devido registro no Mapa.

Os outros casos requerem adequações nas instalações ou comprovação de cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.

Ao todo foram emitidos 27 autos de infração e sete termos de intimação.

“Produtos com identificação irregular, com potencial de induzir o consumidor ao erro, e produtos sem identificação obrigatória foram apreendidos para adequação conforme as normas vigentes”, destacou Gianasi.

Participaram da ação 10 auditores fiscais federais agropecuários de diversos estados.

A força-tarefa foi organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e contou com o apoio logístico das Superintendências Federais de Agricultura nos estados do Pará e Mato Grosso.

Sair da versão mobile