Paulo Cabral é nomeado presidente da Anater | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paulo Cabral é nomeado presidente da Anater

Anúncio do nome de Paulo Guilherme Cabral foi feito em cerimônia do Plano Safra da Agricultura FamiliarO engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Francisco Cabral foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, para presidir a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). 

Fonte: MMA/Divulgação

Cabral estava na Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural, trabalhando com IzabellaTeixeira, ministra do Meio Ambiente. A intenção do governo, com sua nomeação, é “acelerar a oferta de assistência técnica aos pequenos e médios produtores”.

Anater foi criada em 2013 com a missão de coordenar as políticas de extensão rural e assistência técnica no Brasil. Na prática, a agência ainda não saiu do papel, mesmo após ser regulamentada, em maio de 2014. A principal pendência era a nomeação do presidente e de dois diretores para dar início às atividades. O orçamento para 2014 de R$ 1,1 bilhão foi usado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A estrutura da Anater é formada por um conselho administrativo com representantes da Embrapa, do Poder Executivo e de quatro entidades de produtores rurais. O presidente do conselho automaticamente é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. 

No campo, o Valor Bruto da Produção por hectare de quem recebe assistência técnica é o dobro daqueles que não são atendidos. Mesmo assim, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente metade dos agricultores familiares do país tem acesso a esse serviço. Hoje, há no Brasil cerca de 17 mil técnicos rurais para atender 4,3 milhões de propriedades.

Perfil

Paulo Guilherme Cabral formou-se em Agronomia em Dourados, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), é mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e era o Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Sair da versão mobile