Agricultura

Pequeno produtor: governo, Fetag-RS e BNDES debatem medidas de auxílio

Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul fala sobre as medidas propostas; indústrias de tabaco do Sul retomam trabalhos

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) participou de uma reunião online nesta quarta-feira, 1, com a ministra da agricultura, Tereza Cristina e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O encontro teve como principal tema a necessidade de socorro para setores da agricultura familiar prejudicados pela pandemia do coronavírus e a seca que prejudicou as áreas produtoras do Sul do Brasil. Carlos Joel, presidente da FETAG-RS, falou a respeito do que foi debatido em entrevista ao Mercado & Cia.

“Discutimos uma solução para os produtores que não estão dentro das agência bancárias mas que buscam seus produtos na agropecuária e cooperativas que não serão atendidos devido a uma prorrogação de investimento de custeio, essa foi a maior pauta discutida com a ministra Tereza Cristina e diretores do BNDES”, comenta Carlos.

Dentre as pautas propostas, uma delas diz respeito a criação de uma linha de crédito direto para as cooperativas de forma a atender produtores de agricultura familiar e empresarial, de acordo com presidente da FETAG-RS, a medida foi vista com bons olhos pelo presidente do BNDES.

“Estamos aguardando a resolução do Banco Central autorizando a prorrogação destes custeios e a instauração dessa nova linha de crédito”, diz Joel.

Durante a reunião, foi efetivada uma nova resolução do Proagro para serem realizados de levantamentos nas propriedades produtoras, sem a necessidade da presença do técnico nos campos devido a pandemia do novo coronavírus de forma a conter a disseminação da doença.

“Outra questão discutida foi a respeito do Bolsa Estiagem, que auxilia todo pequeno produtor que não consegue o financiamento bancário e usa de seus próprios recursos para reduzir seu próprio sustento e vender o excedente e sofreu com a severa estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul”, completou Carlos Joel.

Carlos comentou que o setor das agroindústrias que se prepararam para participar de feiras foram prejudicados com cancelamento e postergação de eventos. “Há um estoque de alimentos armazenados nessas indústrias que precisam ser vendidos. Estamos trabalhando com o Governo Federal através do PAA (programa de aquisição de alimentos) para comprar estes produtos e adicioná-los na cesta básica para as pessoas que vão necessitar de um auxílio do governo”.

A FETAG-RS aguarda uma resolução do Banco Central e do Ministério da Agricultura até esta sexta-feira, 3, a respeito das pautas debatidas.

Retomada dos trabalhos

As indústrias de tabaco do Rio Grande do Sul anunciaram que irão retomar a produção a partir da próxima segunda-feira, 6. As atividades estavam interrompidas no estado desde o dia 21 de março por conta da pandemia do coronavírus. O setor foi um dos mais prejudicados.

“Felizmente, os prefeitos das regiões que estão as fumageiras decretaram que as empresas podem voltar a trabalhar e isso vai amenizar o quadro”, finalizou Joel.