Agricultura

Planejamento contra geada pode diminuir prejuízos nas lavouras, diz especialista

O engenheiro agrônomo Aedyl Lauar aconselha o produtor rural a sempre avaliar a dimensão do prejuízo para tomar decisões assertivas

As baixas temperaturas atingiram com força a produção de café, principalmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Os cafeicultores já enfrentaram problemas no início do ano com a seca. Para evitar mais prejuízos, a orientação dos especialistas para os produtores é de ficarem atentos ao planejamento pós-colheita.

Para o engenheiro agrônomo Aedyl Lauar, o produtor deve sempre avaliar as dimensões das perdas na lavoura antes de tomar decisões precipitadas. “A primeira orientação para os produtores que tiveram suas plantações atingidas pelas geadas é avaliar as dimensões dos danos sofridos e tomar as decisões assertivamente. É necessário avaliar as necessidades de podas e ter um bom planejamento para reestruturar a rapidamente a lavoura”, diz.

O agrônomo ainda relata que ações sem planejamento pode agravar a situação da plantação. “Houve produtores que podaram plantas de forma errada, deixando a planto somente com 30 centímetros do solo. O produtor não deve agir por impulso. Neste momento, é necessário manter a calma e buscar informações, sempre traçando um planejamento assertivo para as condições das lavouras”, conclui.