Agricultura

Produção de milho volta a crescer em Goiás

Após dificuldades climáticas, milho 2ª safra tem recuperação no atual ciclo e deve alcançar 8,3 milhões de toneladas em Goiás

Após dificuldades climáticas enfrentadas na safra 2020/2021, milho 2ª safra tem recuperação no atual ciclo e deve alcançar 8,3 milhões de toneladas em Goiás, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A quantidade representa aumento de 22,8% em relação ao ciclo anterior, quando foram produzidas 6,8 milhões de toneladas de milho 2ª safra.

A área plantada aumentou de 1,65 milhão de hectares para 1,74 milhão de hectares, representando variação positiva de 5%. Ao mesmo tempo também houve incremento da produtividade, passando de 4.100 quilos por hectare, no ciclo passado, para 4.795 quilos por hectare na atual safra – aumento de 17%.

O resultado positivo deve contribuir para que a safra total de milho neste ciclo – 1ª e 2ª safras – alcance total de 10,2 milhões de toneladas, o que representa aumento de 20,7% em relação à safra anterior. Caso a previsão se confirme, Goiás deve ocupar o quarto lugar no ranking nacional de produtores de milho.