Soja

Expectativa de alta nas cotações da soja e milho devido à redução da oferta, aponta analista

O analista de mercado Carlos Cogo projeta alta nos contratos futuros da soja e milho, tendo em vista que a produção ficou abaixo do esperado

O mercado de soja em Chicago abriu o pregão desta quarta-feira, 11, em alta de olho no relatório de oferta e demanda mundial de grãos, que vai ser divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

De acordo com o analista de mercado da Cogo Consultoria Carlos Cogo, a expectativa é de alta nas cotações da soja e do milho, já que a projeção é de corte no volume de produção esperada.

“A expectativa é de que o USDA reduzirá a projeção de safra de soja e de milho como também deve reduzir os estoques finais de soja e de milho nos EUA. Ambos fatores seriam altistas para o mercado. A pesquisa que é feita antes do relatório indicou um corte na soja de 119,9 milhões de toneladas de safra 21/22 para 118,7 milhões de toneladas. O ajuste até pode parecer pequeno mas se for confirmado será um fator altista. Para os estoques, a projeção foi reduzida de 4,2 milhões de toneladas de soja para 4,1 milhões de toneladas, outro fator altista para os preços”, explica.

Cogo ainda ressalta que o cenário para o mercado de milho pode ser ainda pior. “Para o milho o corte é mais robusto, reduzindo de 385,2 milhões de toneladas para 379,7 milhões de toneladas, o que deixaria de ser uma safra recorde. Já para os estoques do grão, seriam cortadas de 36,6 milhões de toneladas para 32,1 milhões. Se isso se confirmar isso é uma trajetória de alta para soja e milho nos contratos futuros de que já estão em alta neste momento na bolsa de Chicago”, pontua.