Soja Brasil

Empresa cria cerveja à base de soja em Mato Grosso do Sul

Em apenas um mês, a cervejaria produziu mais de mil litros a partir de grãos selecionados em São Gabriel do Oeste

A cervejaria artesanal Moagem tem cervejas que levam tereré e guavira em sua base, homenageando as tradições sul-mato-grossenses. Agora, o empresário Felipe Zuffo decidiu inovar e criar a Soy Bier. Isso mesmo: uma bebida que tem a soja da região de São Gabriel do Oeste (MS) em sua composição.

cerveja à base de soja
Foto: divulgação

“Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. O equipamento que se tinha disponível na região, o conhecimento e técnicas para produção, e muitas vezes também os ingredientes disponíveis, eram fatores predominantes que definiam o produto final”, diz Felipe Zuffo. Assim, a empresa decidiu investir em ingredientes locais.

O soja é selecionada pelo agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, pai do Felipe. Ele detém uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola e fechou essa parceria de sucesso com o filho, que já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi, além da ideia de se criar uma cerveja com soja ser genial, com aposta na nossa produção local, a ação comprova o dinamismo dos grãos produzidos na região.

“A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinha, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico, entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, afirma Dobashi.

“A cerveja faz parte das confraternizações brasileiras e a soja tem atingido safras recordes consecutivas, pela eficiência do produtor aliada à evolução científica. Isso pode estimular um casamento perfeito, a médio prazo”, aposta o presidente da Aprosoja-MS.

Por enquanto, a comercialização da Soy Bier é local, apenas em Mato Grosso do Sul, mas em breve deve ganhar novos rumos, se depender do empenho dos empresários.