Soja

Fetag-RS solicita ampliação do zoneamento da soja

Em regiões do Rio Grande do Sul, apenas 10% da soja foi plantada; ministra Teresa Cristina diz que está empenhada na busca de soluções

Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (13), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, conversou com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, sobre o zoneamento agrícola da soja no estado.

Joel da Silva reforçou o pedido da entidade para que seja aberta uma janela de 15 dias para o zoneamento agrícola da soja no estado.

O pedido, segundo a Fetag-RS, se justifica devido à forte estiagem que, mais uma vez, está atingindo o Rio Grande do Sul.

Em algumas regiões, apenas 10% da soja prevista foi plantada. Para a próxima quinzena as previsões apontam para período de chuva, o que favorecerá o plantio.

soja seca no rio grande do sul, seguro
Foto: arquivo pessoal

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a abertura da janela é fundamental para que os produtores rurais sejam amparados pelo Proagro, dando mais segurança para que o plantio seja realizado. “Vale lembrar que a soja é uma cultura fundamental para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

A ministra Teresa Cristina afirmou que está empenhada na busca de soluções para ajudar os produtores neste momento de dificuldades.