Soja

Plantio de soja atinge 3,4% da área; ritmo é o mais lento em 10 anos

De acordo com levantamento da AgRural, com pouca umidade no solo e temperaturas elevadas, foram poucas as regiões em que as condições melhoraram a ponto de permitir o avanço do plantio

grãos soja retenciones
Foto: Roberto Kazuhiko Zito/Embrapa Soja

Com pouca chuva e temperaturas muito altas, o plantio da safra 2020/2021 de soja continuou lento na semana passada. Levantamento da AgRural mostrou que 3,4% da área estimada para o Brasil estava semeada até quinta-feira, 8, índice mais baixo para essa época do ano desde a safra 2010/11. Uma semana antes, 1,6% da área estava plantada. Um ano atrás, o plantio da safra passada estava em 11,1%.

Apesar do registro de chuvas em algumas áreas produtoras na semana passada, os volumes foram irregulares e mal distribuídos. Com pouca umidade no solo e temperaturas elevadas, foram poucas as regiões em que as condições melhoraram a ponto de permitir o avanço do plantio.

Com atraso significativo em Mato Grosso e no Paraná, ganha força a expectativa de que haverá muito pouca soja pronta para colher em janeiro. Mas, com chuvas mais generosas registradas no fim de semana em alguns estados, espera-se que o ritmo dos trabalhos melhore nesta semana que está começando.