Soja

Daoud: Queda nas commodities e taxa de juros alta podem aumentar custos do produtor

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, com alta do juros o dólar tende a recuar e deve estabilizar em torno dos R$ 5

As cotações dos grãos na Bolsa de Chicago operam em alta nesta sexta-feira, 18, uma combinação de fatores, como o recuo do óleo de soja e a previsão de clima mais favorável para os Estados Unidos, tentando recuperar a perda histórica registrada no pregão da última quinta-ferira,17.

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, explica que o Banco Central americano antecipou duas altas de juros para 2023, o que movimentou o mercado das commodities. “Quando o Banco Central americano tomou essa decisão, os investidores precisaram se ajustar, pois esse índice tem reajuste toda terceira sexta-feira dos meses de janeiro, março, junho, setembro e dezembro. Não foram só as commodities agrícolas que caíram, assim como petróleo e minerais também sofreram baixas, havendo essa queda nas cotações das commodities”, explica.

“No Brasil o mercado está prevendo que a taxa Selic pode chegar a 7% para combater o processo inflacionário. Com juros altos, o dólar tende a recuar. Acredito que o câmbio deve estabilizar em torno dos R$ 5, contudo os custos também tendem a subir”, pontua o comentarista.