Soja

Soja: perdas se agravam no RS; colheita vai a 31% no Brasil, diz AgRural

Mato Grosso segue na liderança, mas agora outros estados começam a ganhar mais ritmo, com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul

Soja, lavoura, colheita, grão
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

A área cultivada com soja na safra 2019/2020 do Brasil estava 31% colhida até a última quinta-feira, 20, contra 21% uma semana antes, abaixo dos 45% no ano passado e em linha com a média de cinco anos. De acordo com levantamento realizado pela consultoria AgRural, Mato Grosso segue na liderança, mas agora outros estados começam a ganhar mais ritmo, com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tiveram bom avanço na semana passada, a despeito das chuvas.

Mas o foco segue no Rio Grande do Sul. Conforme já alertamos anteriormente, parte significativa da safra de soja do estado está enchendo grãos sob tempo quente e seco e isso aprofundará as perdas de produtividade já indicadas pela AgRural em suas estimativas de safra de janeiro e fevereiro.

No resto do país, por outro lado, as chuvas que têm caído e que aparecem nos mapas de previsão são favoráveis às lavouras e tendem a melhorar a produtividade de diversos estados, ainda que possam atrapalhar a colheita em algumas áreas.

No início de fevereiro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil na safra 2019/20 em recordes 125,6 milhões de toneladas. O número será revisado novamente no início de março.