Agricultura

Sol e tempo seco. Veja como fica o clima neste começo de semana

Pancadas de chuva impactam poucos estados. Confira a previsão para as cinco regiões do país

previsão do tempo
Predomínio do sol na maior parte do país. Foto: Pixabay

Segunda-feira (25)

Sul

Nesta segunda-feira a chuva e o tempo nublado seguem concentrados no setor sul do Rio Grande do Sul. As pancadas de chuvas são mais intensas e volumosas durante a manhã e podem vir acompanhadas de trovoadas no extremo sul. Nas demais áreas do estado gaúcho, Santa Catarina e Paraná, o sol brilha forte e as temperaturas são elevadas e a predominância é de nuvens médias que não geram chuva. Uma mudança na circulação do vento na costa paranaense gera bastante nebulosidade no litoral e no oceano.

Sudeste

Essa condição de sol, calor, pouca nebulosidade e baixa umidade do ar prevalece pelo menos até o final de julho, já que o bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias ao Brasil e, assim, a massa de ar seco e quente ganha mais força no interior do país e influencia totalmente no tempo aberto que faz no Sudeste. No sul e leste de SP, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, o sol aparece um pouco menos, mas não chove. No norte do ES, chances de chuva isolada.

Centro-Oeste

A semana começa sem novidades: tempo firme, céu claro e baixos índices de umidade do ar. Temperaturas altas durante a tarde e amenas após o pôr do sol e amanhecer. O motivo desta falta de chuva é o predomínio da massa de ar seco (alta pressão atmosférica) que, junto a um bloqueio atmosférico, não permite a passagem de frentes frias, sistema que conseguiria mudar esse cenário.

Nordeste

Num cenário bem similar ao final de semana, a segunda-feira será de chuva apenas entre a costa da Bahia e o RN, por conta de ventos que trazem umidade do mar e provocam essa precipitação na faixa costeira. Já no interior do Brasil, a alta pressão predomina, deixando assim o céu sem nuvens, com temperaturas altas durante a tarde e ar seco.

Norte

Na segunda-feira, a situação de ausência de chuva desde o sul do AM até o TO se repete, mas há previsões de pancadas isoladas pelo Acre e condições de trovoadas pontuais no norte do AM, AP e RR.

 

Terça-feira (26)

Fazenda sol clima TEMPO
Foto: Pixabay

Sul

Na terça-feira, pancadas de chuvas e trovoadas são esperadas no extremo sul do Rio Grande do Sul. São precipitações isoladas e mal distribuídas, não gerando altos acumulados. A nebulosidade segue concentrada na faixa leste da Região Sul devido a incursão dos ventos, mas não há previsão de chuva. O sol vai brilhar forte entre algumas nuvens no céu, com temperaturas elevadas. A umidade do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia, principalmente no norte do Paraná e Rio Grande do Sul.

Sudeste

Com ventos que vêm do oceano, há aumento de nuvens na manhã de terça em todo o litoral paulista, mas ainda sem chances de chuva em todo o estado de SP, MG e RJ. A umidade do ar declina nas horas quentes do dia. No ES, também devido aos ventos marítimos, há chances de pancadas isoladas de chuva em toda a faixa costeira do estado.

Centro-Oeste

Mais um dia de grande amplitude térmica, ou seja, manhã fria e tarde muito quente na região, ar muito seco, com risco para umidade entre 12 e 20% nos três estados e no DF. Até o final de julho, faz muito calor e nada de chuva.

Nordeste

O tempo firme continua no interior da região, com umidade do ar baixíssima na fronteira agrícola do Matopiba e aumento nas queimadas na região. Haverá apenas variação de nuvens no leste da BA e chances de chuva em áreas costeiras, desde Porto Seguro até Natal, em Fortaleza e em São Luís.

Norte

Terça com ar seco em Rondônia, sul do PA, do AM e TO, com umidade do ar abaixo de 20% no TO. A nebulosidade aumenta no oeste do AM e chove de maneira bem isolada nas demais áreas da região.