CONDIÇÕES ADVERSAS

Plantio do trigo é adiado devido ao clima seco em áreas do Paraná

Alguns produtores estão preferindo aguardar até o fim de junho para começar a semeadura do trigo no estado

O plantio de trigo deve iniciar entre os dias 12 e 15 de junho nos municípios que compõe o núcleo regional de Guarapuava do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná.

De acordo com o técnico agrônomo Dirlei Manfio, a área estimada para a semeadura do cereal nesta safra é de 73.900 hectares, ante 70.100 hectares do ano passado. Esse crescimento é atribuído principalmente à adoção da prática da rotação de cultura.

A safra tem um potencial de rendimento médio que varia de 4 a 4,4 toneladas por hectare, afirmou Manfio. Em algumas regiões onde o clima é mais favorável, a expectativa é de que a produtividade possa chegar a 6 toneladas por hectare. Há ainda relatos de estoques de trigo remanescentes do ano passado em certas regiões.

“Apesar dos preços do cereal estarem em queda, simultaneamente ocorre uma redução nos preços dos insumos agrícolas, contribuindo para minimizar o impacto negativo do financiamento”, acrescentou o entrevistado.

Média de chuva para o trigo

Nos últimos dias, o clima tem sido predominantemente seco. A média histórica para o mês de maio é de 200 milímetros de chuvas, mas até o momento, foram registrados apenas 10 milímetros. O clima seco tem impactado diretamente os trabalhos no campo, atrasando o início do plantio de trigo.

Alguns produtores estão preferindo aguardar até o fim de junho para começar a semeadura, a fim de garantir condições mais favoráveis e maiores seguranças para o desenvolvimento das lavouras.