Agricultura

Vídeo: redemoinho de poeira surpreende morador em zona rural do PR

Redemoinho de poeira passou no meio de uma plantação de soja e perto veículos; nenhum estrago foi registrado

redemoinho

Um redemoinho de poeira provocou um susto em um morador da zona rural de Nova Aurora, no oeste do Paraná. O funcionário público Sergio Belegante gravou as imagens do redemoinho na tarde desta sexta-feira (24). O fenômeno passou no meio de uma plantação de soja, entre os veículos e perto de uma construção, na propriedade aonde ele mora. Foi uma formação repentina, que logo se dispersou no meio da plantação. Nenhum estrago foi registrado.

Ao registrar a formação do redemoinho em vídeo, Belegante se surpreende com a intensidade do fenômeno. “Está do lado da nossa casa”. Ele ainda se mostrou surpreso ao filmar o fenômeno. “Jamais imaginava que um dia viria isso”, disse ao Canal Rural.

Confira o registro do redemoinho de poeira:

Em outro vídeo feito por Belgante, ele mostra a movimentação do fenômeno em sua propriedade:
Segundo o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, o fenômeno registrado é conhecido como “dust devil”, característico em dias muito quentes e secos. Nos últimos dias, a meteorologia já vinha alertando para o período mais seco em áreas do Sul do país. Ontem à tarde a temperatura em Nova Aurora chegou a 32 ºC graus.

O tempo seco tem predominado nas áreas do interior do Sul do Brasil nos últimos dias. Segundo a previsão do tempo, a chuva pontual deve atingir apenas áreas do litoral da região, enquanto as áreas mais ao oeste, incluindo a região de Nova Aurora seguem com muito sol e tempo firme.