Agricultura

Você viu? Ministério da Agricultura monitora casos de 'doença da urina preta'

Essa foi a notícia mais lida sobre agricultura no site do Canal Rural. Confira abaixo, essa e outras matérias que foram destaques na semana

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que todos os casos notificados e em investigação sobre a doença de Haff, conhecida como ‘urina preta’, estão sendo acompanhados pelas equipes de epidemiologia do Ministério da Saúde em cooperação com os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA/RS) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Essa foi a notícia mais lida sobre agricultura no site do Canal Rural. Confira abaixo, essa e outras matérias que foram destaques na semana.

5º Empresário do agro e família morrem em acidente de avião em Piracicaba

agropecuarista Celso Silveira Mello Filho, acionista e irmão do presidente do Conselho de Administração da empresa Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, morreu na manhã desta terça-feira, 14, vítima de um acidente aéreo. O avião, modelo King Air 360, prefixo PS-CSM, de propriedade da CSM Agropecuária, da qual Mello Filho era diretor-presidente, caiu em Piracicaba, no interior de São Paulo. Leia a matéria, aqui. 

4º Governo se antecipa e edita MP que autoriza venda direta de etanol

Foto: Pasquale Augusto/ Canal Rural

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Medida Provisória que tem por objetivo antecipar a aplicabilidade das inovações introduzidas recentemente pela MP nº 1.063, de 11 de agosto de 2021, que permite a venda direta de etanol e flexibiliza a chamada “tutela à bandeira”, além de incluir a cooperativa de produção ou comercialização de etanol e a empresa comercializadora de etanol (ECE) na cadeia de comercialização, de modo que também possam vender etanol diretamente para o comerciante varejista. Entenda. 

3º Embrapa: árvore do baru é alternativa valiosa para integração lavoura-pecuária-floresta

O baruzeiro, árvore nativa do Cerrado, é uma das espécies de fruteiras nativas mais promissoras para plantio em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), de acordo com a Embrapa. Atualmente, o eucalipto é o gênero mais utilizado nesses sistemas em que lavouras de grãos, árvores e rebanhos são produzidos em um mesmo espaço. No entanto, o baruzeiro possui uma vantagem: além da madeira, a árvore produz uma valiosa semente. Veja mais, aqui. 

2º Chuva e La Niña em setembro? Confira a previsão do tempo para o mês

céu, la niña, tempo
Foto: Pixabay

Setembro é um mês que gera grande expectativa na maioria dos produtores rurais do Brasil. É o período que marca o retorno das chuvas e o início do plantio da safra de verão 2021/2022. No ano passado, por conta do La Niña que estava em curso, as chuvas atrasaram e em muitos locais do Brasil Central só vieram em novembro, o que jogou pra frente também a janela de plantio do milho segunda safra que no último ciclo foi severamente afetado pelas adversidades climáticas.

Neste ano, também devemos ter atrasos no regime de chuva das principais áreas produtoras do país, mas se espera que não seja algo tão grave quanto no ano passado. Veja a previsão completa, aqui.

1º Ministério da Agricultura monitora casos de ‘doença da urina preta’

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que todos os casos notificados e em investigação sobre a doença de Haff, conhecida como ‘urina preta’, estão sendo acompanhados pelas equipes de epidemiologia do Ministério da Saúde em cooperação com os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA/RS) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O Mapa orienta que a população fique atenta na hora de comprar pescados, de forma geral. Peixes, mariscos e crustáceos comercializados devem conter o selo dos órgãos de inspeção oficiais. Os produtos identificados pelo carimbo de inspeção na rotulagem possibilitam a rastreabilidade de sua origem, o que os torna seguros.