Diversos

Atuação de ciclone aumenta chance de chuva no Sudeste

Segundo a previsão do tempo, o alto volume de chuva pode atrapalhar a florada em algumas áreas de café conilon no Espírito Santo

Com o afastamento da frente fria, a previsão do tempo destaca para a atuação de um ciclone de níveis médios na altura do Espírito Santo, que pode trazer chuva expressiva no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e sul da Bahia, com até 50 mm. Esses altos índices podem atrapalhar áreas de café conilon, podendo despertar uma florada indesejada em lavouras do Espírito Santo.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


A chuva segue no Sudeste até o dia 5 de setembro, quando uma nova frente fria deve chegar no Sul, podendo trazer chuvas de até 50 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para o Sudeste e Centro-Oeste, se a chuva acontecer, será com baixos acumulados.

A meteorologia, ressalta, ainda, a atuação das chuvas na diminuição dos focos de queimadas. Apesar de índices não muito elevados, o volume de águas foi suficiente para amenizar a questão dos incêndios no interior do Brasil. Nos últimos dias choveu mais de 100 mm em algumas áreas do Sul e 70 mm em pontos de Mato Grosso do Sul.

Entre 25 a 27 de agosto o foco de queimadas no Brasil atingiu de 5.380, após a ocorrência das chuvas, esse número caiu quase pela metade, passando para 2.277 no período que vai de 28 a 30 de agosto.