Diversos

‘Bancos precisam avaliar riscos sociais e ambientais para formar políticas monetárias’

Segundo diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, esses critérios de avaliação estão mais relevantes do que nunca

Está no radar do Banco Central é um possível aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, além da redução dos estímulos econômicos do país. O diretor de regulação da instituição, Otávio Damaso, disse nesta quarta, 13, durante participação em evento online da Febraban, que o processo de normalização das condições monetárias e financeiras internacionais traz desafios para as economias emergentes. Ele enfatizou também a importância de as instituições financeiras estarem atentas para incluir métricas de avaliações relativas aos riscos sociais e ambientais.

“Essas avaliações são cada vez mais relevantes no cenário que a gente vive. São muitas as evidências de como esses eventos podem se traduzir em perdas para o sistema financeiro. No entanto, ainda estamos nos primeiros passos da jornada para entender melhor como os riscos sociais, ambientais e climáticos se materializam”, destaca Damaso.