Diversos

Bombeiros combatem fogo em carga de eucalipto na BR-153

Apesar do prejuízo, o condutor conseguiu desconectar o cavalinho do reboque e saiu sem ferimentos. Estouro de pneu teria começado o incêndio

Bombeiros militares em ação no combate ao fogo na carga de eucalipto. Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O reboque de uma carreta rodotrem que carregava toras de madeira de eucalipto ficou praticamente destruído com a ação do fogo na madrugada desta quarta-feira, 8, na zona rural de Paraíso do Tocantins (TO). Os bombeiros militares da terceira companhia atuaram por horas no controle das chamas, à beira da rodovia BR-153.

O chamado para a ação dos bombeiros ocorreu por volta das 23h50, na terça-feira, 7. Segundo relato do condutor José Maria Balbino, o fogo teria começado por um dos pneus do reboque, que estourou e provocou fagulhas que atingiram a carga, dando início ao fogo. Devido às toras de eucalipto estarem secas, as chamas se alastraram pela carga rapidamente, dificultando sua extinção.

De acordo com os bombeiros militares, a equipe voltou seus esforços para o combate do fogo e necessitou de seis deslocamentos com o caminhão auto-bomba tanque florestal (ABTF), específico no combate a incêndios, para reabastecimento d’água em um hidrante. No entanto, devido à fácil combustão da madeira, não foi possível salvar a carga que estava no reboque, que foi severamente danificada.

Condição da carreta após os bombeiros extinguirem o incêndio. Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O cavalinho foi desconectado do reboque pelo condutor José Maria Balbino, que não se feriu no acidente. A carreta tem placa de Imperatriz (MA).