Diversos

'Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas anualmente', diz Glauber Silveira

Na opinião do colunista do Canal Rural, pressão internacional tem mais ligações com aspectos comerciais do que ambientais

A COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre o Mudanças Climáticas, prevista para acontecer em novembro na Escócia, já está no radar mundial.

Na semana passada, representantes do Partido Democrata, nos Estados Unidos, apresentaram um projeto de lei que pode barrar a importação de produtos agropecuários que venham de países com altos índices de desmatamento sobre florestal.

Para o colunista do Canal Rural Glauber Silveira, a cobrança chega a ser cômica, levando em consideração que os Estados Unidos são o segundo país do mundo em emissões de dióxido de carbono. “Eles deveriam fazer uma lei para reduzirem a poluição deles”, defende.

Segundo Silveira, o discurso de preservação ambiental outros países está mais ligado a aspectos comerciais. “O Brasil é o grande competidor dos Estados Unidos e da Europa. Eles não querem que a nossa produção cresça para aumentar o valor do produto deles”, explica.

De acordo com o colunista, o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas anualmente, ou seja, 1 prato de comida para cada 5 pessoas. “Esse projeto joga para torcida. Eles, os maiores poluidores, deveriam fazer a lição de casa e não ficar cobrando do país que mais utiliza energia renovável do planeta. Somos um exemplo”, diz.