Diversos

Brasil aumenta em 20 vezes importação de soja em novembro

Apesar das compras históricas de soja, ritmo dos negócios deve começar a perder força diante da queda dos preços no mercado interno

A importação de soja no período em novembro deste ano foi maior do que no mesmo período de 2019. O volume importado foi 20 vezes maior do que naquela época, totalizando 122,4 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Para o analista de mercado Vlamir Brandalizze, o movimento das compras brasileiras deve ser menor, diante da queda nos preços da soja no Brasil e do recuo do dólar. “Hoje o grão importado não chega abaixo de R$ 155 nos portos. Com isso, fica inviável para a indústria exportar o produto. Certamente teremos o maior volume de importação em muito tempo nesse ano atípico, mas as aquisições devem diminuir, principalmente para os novos negócios”, pontua.

Ainda segundo Brandalizze, o aumento das importações já era um movimento esperado, onde o que chamou a atenção foi a aquisição da soja norte-americana. “Essa novidade que vimos neste ano veio para atender principalmente uma demanda da indústria, que estava com dificuldades para fazer o esmagamento e cobrir a alta do óleo de soja, que teve forte alta no varejo”, explica.

Leia mais notícias sobre soja