Diversos

Brasil precisa melhorar harmonia entre os Poderes, diz cientista político

Segundo especialista, o sistema político brasileiro está numa situação disfuncional diante de indiferenças entre Judiciário e Executivo

A situação econômica no Brasil tem muita relação com o cenário político. Este ano de 2021, o terceiro do governo Bolsonaro, foi um ano desafiador com inúmeras ocorrências importantes, como a troca no comando da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Na avaliação do cientista político da consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira, a troca no comando das Casas favoreceu uma melhora na governabilidade. No entanto, os ganhos para o país foram limitados, segundo o cientista político.

“Ao passo que houve uma melhora na relação entre os Poderes, não vimos grandes medidas ser aprovadas no Congresso, como as reformas tributária e administrativa”, diz.

Ainda de acordo com Oliveira, diante dos embates observados entre Judiciário e Executivo, é esperado uma situação mais harmoniosa entre esses Poderes.

“Independente de quem esteja certo ou errado, temos que pensar na dinâmica do sistema político, que está numa situação disfuncional. Quando esses embates numa rotina de conflitos o cenário fica insustentável. É preciso recuperar essa harmonia”, ressalta.