Diversos

Carne bovina: restrições na argentina podem impactar mercado global, diz Rabobank

O Rabobank diz que as restrições de embarques impostam pela Argentina podem reduzir a produção de carne bovina do país em até 5% neste ano

Ao analisar o mercado de carne bovina a nível mundial, o Rabobank, em relatório relativo ao terceiro trimestre de 2021, deu uma atenção especial à Argentina, analisando que as limitações impostas pelo governo do país em junho em relação aos volumes e aos tipos de carne bovina que poderiam ser exportadas pelo país, após a suspensão dos embarques por 30 dias imposto pelo governo em maio, deverão trazer impactos no mercado global.

Segundo o analista em Proteína Animal do Rabobank, Angus Gidley-Baird, a Argentina foi o quinto maior exportador mundial de carne bovina em 2020 e o segundo maior fornecedor ao mercado da China. Pelas novas cotas, agora os embarques da Argentina ficarão limitados a 50% do volume médio mensal que foi exportado pelo país entre julho e dezembro de 2020. O primeiro prazo para revisão é no final de agosto, com possibilidade de prorrogação até dezembro.

O Rabobank acredita que esse novo sistema de cotas não tenha fim em agosto, embora possa sofrer algumas alterações que amenizem os impactos das restrições, especialmente em relação à China e Israel, os maiores mercados em carne bovina do país. Baird lembra que em 16 de agosto o governo argentino informou que permitiria uma cota adicional de 3.500 toneladas mensais para embarques a Israel.

O analista ressalta que há vários cenários possíveis no que diz respeito às projeções de embarques de carne bovina pela Argentina neste ano.

O primeiro deles seria uma redução de 50% nos volumes exportados, de acordo com o respectivo mês do ano anterior, a todos os destinos, exceto países identificados (como Estados Unidos, União Europeia e Israel) até dezembro de 2021, o que levaria a uma queda de 23,5% nas exportações em relação a 2020.

O segundo cenário reduziria em 50% os volumes exportados, de acordo com o respectivo mês do ano anterior, a todos os destinos, com exceção da China e dos países identificados até dezembro de 2021, o que reduziria os embarques do país em 9,5%.

Já o terceiro cenário reduziria as exportações em 50% para todos os mercados, de acordo com o respectivo mês do ano anterior até agosto, com uma retomada das exportações a todos os destinos a partir de setembro.

Para Baird, entretanto, o segundo cenário tende a ser o mais provável, com uma retomada dos embarques para a China, o que atenderia as principais demandas do setor produtivo e aumentaria a disponibilidade de carne bovina no mercado interno.

O Rabobank enfatiza que as restrições de embarques impostam pela Argentina podem vir a reduzir a produção de carne bovina do país entre 4% e 5% neste ano, favorecendo uma maior participação do Brasil e do Uruguai nas exportações de carne bovina.

No caso brasileiro, por exemplo, as exportações de carne bovina para a China melhoraram significativamente em junho e julho. As exportações brasileiras em junho (82 mil toneladas) aumentaram 22% em relação a maio e, em julho, tiveram outro aumento de 11%, atingindo 91 mil toneladas, o maior volume deste ano.

No Uruguai, dados do Instituto Nacional de Carnes (INAC) mostraram que no primeiro semestre de 2021 as exportações de carne bovina do país para a Argentina atingiram o maior nível em 10 anos, com volumes ao redor de 1.400 toneladas. O Rabobank destaca ainda que embarques de carne bovina do Uruguai para a China aumentaram 45% no primeiro semestre, atingindo cerca de 146 mil toneladas e os volumes para Israel aumentaram 83,6%, para 8,2 mil toneladas.

Covid, setor de food service e preços da carne bovina

O Rabobank sinaliza que o aumento do número global de casos de Covid-19 em meados de junho, após o pico registrado no final de abril, volta a trazer preocupação. Segundo o analista Sênior em Proteína Animal do banco, Angus Gidley-Baird, os números de casos na Europa, na região do Mediterrâneo Oriental, na África e na região do Pacífico Ocidental tiveram grandes aumentos. “Os números do varejo de alimentos permanecem fortes e as vendas de food service ainda estavam melhorando em junho, mas a nova variedade Delta e o aumento do número de casos podem impactar o food service nos próximos meses”, alerta.

O Rabobank entende que as restrições climáticas e de oferta deverão manter os principais preços dos grãos utilizados na ração animal em patamares elevados. As previsões do banco para trigo, milho e soja permanecem otimistas em termos de preços no quarto trimestre de 2021, o que criará pressões de aumento de custos para os orçamentos de rações.

O banco sinaliza também que preços do gado nos principais países exportadores de carne bovina continuaram subindo ou permaneceram estáveis até o segundo trimestre de 2021. “Argentina e Canadá foram as exceções notáveis, com uma contração bastante dramática nos preços do gado, bem como no Brasil, onde os preços do gado interromperam sua tendência de alta”, detalha Baird.