Diversos

Carne de frango: preços não tem acompanhado a alta nos custos de produção, diz Itaú BBA

Segundo consultor, indústria de frango deve reduzir o ritmo da produção neste final de ano para tentar elevar suas margens de lucro

No setor de proteína animal, os criadores de frango estão vivendo um momento de desafio, segundo análise feita pelo Itaú BBA. O custo alto e a possível queda de demanda na virada do ano preocupam e podem piorar o quadro de prejuízo já acumulado por alguns produtores.

“A preocupação com o setor de frango vem há alguns meses, com uma dinâmica de preços muito diferente daquela vista na cadeia do bovino e do suíno, com exportações em alta, falta de oferta e cotações elevadas. No caso do frango, as exportações têm apresentado um bom volume para a China, mas outros países diminuíram suas compras. Com isso, o fechamento do ano deve trazer números estáveis, muito diferente de outras cadeias”, ressalta César de castro, consultor do Itaú BBA.

Diante desse cenário, o consultor diz que os preços no mercado interno não têm subido na mesma proporção que os custos, o que pode fazer a indústria mudar sua estratégia no fim de ano. “O setor tem sinalizado que vai diminuir a produção de pintinhos, e isso pode acontecer, pois na virada do ano geralmente o preço das proteínas, e que preocupa são os custos, que não devem ceder”, afirma o consultor.

Ainda segundo ele, uma somatória de fatores vem contribuindo para um cenário de manutenção de alta no preço dos insumos. “Atraso no plantio da safra, estoques apertados, instabilidade do câmbio, entre outros.  Diante desse conjunto de negatividades, é importante que o setor de carnes trabalhe com muita atenção ao ritmo de produção para conseguir fazer frente aos custos elevados e elevar as margens, que estão negativas no caso do frango”, finaliza.