Ministério da Agricultura publica edital para contratação temporária de 300 veterinários

Medida causa polêmica e provoca protestos liderados por sindicato da categoria

Fonte: Canal Rural/reprodução

O Ministério da Agricultura divulgou nesta sexta, dia 11, edital para a contratação temporária de 300 veterinários para trabalhar na inspeção nas linhas de abate de frigoríficos. Os profissionais serão admitidos pelo período de um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. O salário será de R$ 6.710,58 e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas entre 14 e 20 de agosto neste site. As vagas estão espalhadas por todo o país, nas seguintes localidades: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Do total, 20% estão reservadas para negros. Os candidatos terão de passar por uma prova e análise do currículo profissional. 

Entenda o caso

A medida tem causado polêmica entre a categoria e provocou recentemente protestos liderados pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). 

A representação afirmou inclusive ter entrado com mandado de segurança contra os ministérios da Agricultura e do Planejamento devido a contratação temporária. 

“A fiscalização agropecuária que eles alegam que os médicos veterinários temporários farão não pode ser feita por profissional que não seja de carreira, que não tenha poder de polícia”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto, em nota divulgada no início desta semana.

Em julho, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a contratação temporária é “emergencial” e não substituirá o concurso público previsto para o mesmo número de vagas.