Diversos

Cavalo crioulo: nova prévia morfológica será realizada a partir desta sexta

Dinâmica continua seguindo protocolos sanitários no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)

cavalo crioulo
Foto: Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Uma nova prévia morfológica para compor os animais que irão para a Exposição Nacional da Raça Crioula será realizada entre os dias 7 e 9 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). É a segunda prévia morfológica (denominada RS 1) de um total de três no ciclo 2020.

Assim como foi feita na primeira prévia, que pré-selecionou animais entre os dias 22 e 26 de julho, as atividades morfológicas acontecem em uma nova dinâmica, mantendo o protocolo sanitário e de distanciamento social que combate a proliferação do novo coronavírus.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), os expositores dos animais são liberados para ingressar no parque de acordo com as categorias avaliadas em pista, no dia correspondente à programação. Dessa forma, a equipe responsável por cada exemplar pode assistir à prova somente no dia em que seu respectivo box estiver em apresentação. Ou seja, após o término da avaliação, os animais são liberados para deixar o parque, evitando aglomeração.

Ao todo, o ciclo 2020 da morfologia conta com três atividades prévias e, ao final de cada uma delas, é anunciada a lista de animais que seguem na disputa por uma vaga na exposição nacional. A lista geral dos animais confirmados a participar da final será divulgada na semana posterior à última prévia do calendário oficial.

As arquibancadas permanecerão vazias, mas é possível assistir à prévia no site, Facebook e YouTube oficiais da ABCCC, a partir das 14h de sexta-feira, 7.

O trio de técnicos avaliadores é formado por Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Luciano Corrêa Passos. O supervisor técnico, credenciado à ABCCC, será Gustavo Arhanitsch.

Confira a programação

Sexta-feira, 7
8h – início do exame de admissão*
11h30 – fim do exame de admissão
14h – início da avaliação morfológica – categorias potranco menor e potranco maior
* admissão por ordem de box

Sábado, 8
8h30 – continuação da avaliação morfológica – categorias cavalo menor e cavalo adulto
12h – intervalo
13h30 – continuação da avaliação morfológica – categorias potranca menor e potranca maior

Domingo, 9
8h30 – continuação da avaliação morfológica – categorias égua menor e égua adulta
12h – término da avaliação morfológica