Cerca de 50% da área de caatinga está degradada pela ação humana, afirmam especialistas

Na terceira reportagem da série Caatinga, especialistas comentam os riscos que ameaçam a sobrevivência do biomaAs plantas da caatinga, na região Nordeste, são fortes, mesmo sob a ausência de chuvas e de altas temperaturas, mas o bioma vem sofrendo com as interferências da ação humana. A desertificação, principal ação humana sobre este ambiente, representa uma ameaça à vegetação local, que está se extinguindo.

O engenheiro florestal Clóvis Eduardo de Souza alerta para a degradação de pelo menos 50% da área de caatinga pela ação humana. Segundo a Embrapa Semiárido, pelo menos três Estados nordestinos já possuem focos de desertificação no bioma – causado, principalmente pelo desmatamento e pelas variações climáticas.

– É importante que as autoridades realmente considerem que o bioma precisa de novas áreas de conservação – afirma o engenheiro.

O pesquisador da Embrapa Semiárido, Tony Jarbas Ferreira Cunha, alerta para os riscos de a vida local desaparecer caso o ambiente não seja preservado pelo homem.

– Existem grandes manchas de desertificação onde não se nasce mais nenhuma espécie de vegetal. Uma vez instalado o deserto, acabou-se a vida – afirma o pesquisador.