Diversos

Nova cerveja à base de caju anunciada pela Ambev anima produtores

O projeto ajudará cerca de 400 agricultores familiares que vivem da cultura do caju no estado do Piauí

Foto: Governo do Estado de Piauí/Divulgação
Foto: Governo do Estado de Piauí/Divulgação

A cervejaria Ambev está realizando um processo de aquisição de cajus produzidos por agricultores do Piauí para criar uma cerveja “genuinamente piauiense”.

Na primeira etapa de compras dos cajus, iniciada no dia 17 de agosto, as frutas estão sendo adquiridas de produtores dos municípios de Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Ipiranga do Piauí, por meio da Cooperativa de Cajucultores do Piauí (Cocajupi). Os produtores dos municípios de Canto do Buriti e Pio IX que estão entre os maiores produtores de caju do estado, também irão fornecer para a cervejaria.

Já nos primeiros dias de compras, foram adquiridas 26 toneladas de caju, segundo a supervisora Agro da Ambev. Ela ainda ressalta a empolgação dos agricultores com o projeto “iniciamos as compras da matéria-prima na segunda-feira, nos municípios de Monsenhor Hipólito e Francisco Santos. A expectativa é que sejam adquiridas nesta primeira etapa mais de 200 toneladas de caju. Os agricultores estão muito empolgados, pois estão vendendo seu produto por um o preço justo e ainda terão como produto final uma bebida que vai valorizar a história e a cultura do Piauí”.

Jocibel Belchior, diretor da Cooperativa de Cajucultores do Piauí, destaca a importância deste projeto para as cooperativas e para os agricultores “Para nós da Cocajupi é uma felicidade porque essa parceria com a Ambev chegou em um momento em que os agricultores estavam realmente precisando. Várias fábricas estavam limitando o recebimento do caju por conta da pandemia. Então, só temos que agradecer à Ambev e ao Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar e da Câmara setorial da Cajucultura, da qual fazemos parte, que nos deram todo o apoio nesse processo”

O diretor ainda ressalta que o projeto atenderá aproximadamente 400 famílias de agricultores familiares e 200 fornecedores que estão diretamente envolvidas nessa iniciativa.

Foto: Governo do Estado de Piauí/Divulgação
Foto: Governo do Estado de Piauí/Divulgação

Iniciativa

O projeto é uma parceria da cervejaria Ambev com o Governo do Estado do Piauí, em conjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e gerar renda para agricultores da região.

Hérbert Buenos Aires, secretário de Estado da Agricultura Familiar, destaca o mercado da agricultura familiar “o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, esteve, desde o início, presente junto à empresa para garantir que o fornecimento do caju aconteça a partir da produção dos nossos agricultores e agricultoras familiares. Assim foi firmada essa parceria.

A aquisição começou pela região de Picos, mas depois se estenderá até a região de Canto do Buriti e também em municípios da região norte do estado. Isso deixa a gente muito feliz porque mostra que é possível, sim, criar canais de comercialização para os produtos da agricultura familiar. Este é um trabalho e uma meta da nossa secretaria que é trabalhar e viabilizar meios de comercialização para nossos agricultores e agricultoras”, conclui.