Diversos

Chuva e temporais são esperados para o fim de semana; confira a previsão do tempo

Segundo a previsão do tempo, as chuvas mais fortes são esperadas no Sul devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que vem do Paraguai

Previsão do tempo para sábado, 19

Sul

Um sistema de baixa pressão atmosférica avança do Paraguai para a costa do Sul do país e espalham temporais em boa parte da região. Na fronteira oeste, região central e sul do Paraná, Grande Curitiba, litoral paranaense, Santa Catarina e norte e serra gaúcha, o tempo fica bastante chuvoso o dia inteiro, com chance de chuva forte inclusive, que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, além de acumulados elevados. O tempo fica instável também no norte e noroeste do Paraná, noroeste gaúcho, região central e sul gaúcho, RMPOA e litoral do Rio Grande do Sul, mas nestas áreas a chuva ocorre com intensidade mais fraca e intercala com períodos de céu nublado. Já na fronteira oeste e campanha gaúcha, o tempo fica nublado o dia todo, sem chuva.

Sudeste

O tempo se mantém com bastante nebulosidade em boa parte do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Espírito Santo, onde ocorrem pancadas de chuva de intensidade fraca à forte ao longo do dia. No sul paulista e entre o norte fluminense e litoral do ES, o tempo fica bem fechado o dia todo, com condição para chuva a qualquer hora do dia. Nestas mesmas áreas, as temperaturas ficam amenas o dia todo. Atenção aos acumulados de chuva elevados no sul ao litoral do estado de SP. Enquanto isso, no noroeste e norte paulista, Minas Gerais e no oeste do Espírito Santo, o tempo fica firme, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste

O tempo segue instável no sudoeste e sul do Mato Grosso do Sul devido à presença de instabilidades em aproximadamente 5km de altitude, conhecidas como “cavado”. Há condição para chuva a qualquer hora do dia nestas áreas, que podem ter intensidade fraca à moderada, além de algumas trovoadas. Inclusive, as temperaturas continuam amenas ao longo do dia nestas áreas. No restante da Região, muito sol e calor, devido ao predomínio de uma massa de ar seco.

Nordeste

Grande parte do Nordeste terá tempo firme enquanto que na faixa litorânea da região o tempo segue instável, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa e, no caso da costa norte da Região, devido à ZCIT. Na maior dessas áreas mencionadas, a chuva ocorre de forma passageira, intercalada com períodos de sol. Somente na faixa litorânea entre Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba, além do litoral sul da Bahia, o tempo fica mais fechado, com condição para chuva a qualquer hora do dia, além dos acumulados serem mais expressivos.

Norte

A chuva continua concentrada na maior parte da Região, ocorrendo na forma de pancadas isoladas, mas que podem ter intensidade moderada à forte, além de trovoadas, devido às instabilidades tropicais e a ZCIT. Tempo firme somente no sul do Acre, sul de Rondônia, sul e sudeste do Pará e Tocantins, devido a uma massa de ar seco.

Previsão do tempo para o domingo, 20

Sul

No domingo, o tempo continua bastante instável na faixa leste gaúcha, serra catarinense, litoral sul catarinense e Grande Florianópolis, com chance de chuva à qualquer hora do dia, que pode ter intensidade moderada à forte, além de acumulados significativos, devido ao sistema de baixa pressão atmosférica situado entre a costa do Sul do Brasil e de São Paulo. Em quase todo o restante da região, o tempo fica nublado. Somente na fronteira oeste gaúcha, noroeste, região central e campanha gaúcha o sol predomina, entre poucas nuvens. Segundo a previsão do tempo, o frio não dá trégua.

Sudeste

No domingo, o sistema de baixa pressão atmosférica avança um pouco e passe a ficar situado entre a costa de SP e do Rio de Janeiro, deixando o tempo instável em parte do estado do Rio de Janeiro. Já nas áreas paulistas que fazem divisa com o Paraná, RMSP e litoral paulista, o tempo fica mais nublado, mas não chove. Enquanto isso, no restante da Região o tempo fica firme, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste

As instabilidades avançam em direção ao Sudeste e Sul do país, mas ainda há muita nebulosidade no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, o dia ainda fica bastante nublado e o sol mal aparece, além da sensação de  friozinho continuar. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo seco e quente persiste, além da umidade do ar que fica baixa à tarde.

Nordeste

A área da chuva aumenta um pouco para o nordeste da Bahia, além de boa parte do interior de Pernambuco, interior da Paraíba e Ceará. Entre Sergipe e o leste da Paraíba, o tempo fica mais fechado, podendo chover a qualquer hora do dia, devido aos ventos persistentes que sopram do oceano contra a costa. Atenção maior para o litoral de Sergipe e Alagoas, e o nordeste da Bahia, onde a chuva é mais forte e volumosa, com potencial para transtornos. Já na faixa norte da Região, a chuva ocorre de forma isolada e mais passageira, assim como no litoral da Bahia.

Norte

No domingo, a área da chuva segue praticamente a mesma no Norte do país, enquanto que o tempo fica firme no sul de Rondônia, sul e leste do Pará e Tocantins. O destaque é o sul e noroeste do Amazonas, onde a chuva ganha intensidade e passa a ser mais volumosa, com o clima permanecendo bem fechado o dia inteiro.