Diversos

Aumento da chuva favorece umidade do solo no Centro-Oeste do país

Por outro lado, os volumes elevados no Sul do país têm dificultado a instalação da soja e ainda a colheita do trigo em áreas do Paraná

Algumas cidades de Santa Catarina receberam até 200 mm de chuva nos últimos dias, acima da média de outubro. Segundo a meteorologista, Desirée Brandt, a primavera é a estação que tem mais chuvas no Sul do país.

“A atuação de áreas de baixa pressão, que são típicas para a América no Sul neste período, provocam tempestades e podem ter relação com o recente episódio de tornado observado em Santa Catarina”, diz.

A previsão do tempo aponta para novas ocorrências de chuva no Sul. Mas o excesso de águas tem preocupado os produtores da região. Para os próximos cinco dias são esperados 70 mm para áreas do oeste do Paraná. “É uma chuva que mantém o solo encharcado, e, consequentemente, aumenta as dificuldades para o plantio da soja e afeta a qualidade do trigo no Paraná”, destaca Desirée Brandt.

Será apenas a partir do dia 19 de outubro que a chuva perde força no Sul. Com isso, os volumes podem avançar para a região central do Brasil. São esperados até 30 mm para áreas do Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. “Os volumes seguem consistentes até a semana que vem, e pode chover até 50 mm em regiões de Minas Gerais e Goiás”, ressalta Desirée.

Ainda segundo a meteorologista, a tendência é de recuperação da umidade do solo em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte à medida que as precipitações vão avançando após a passagem pelo Sul do Brasil.