Diversos

Chuva ganha força e se espalha por regiões produtoras

Segundo a previsão do tempo, os temporais serão frequentes no centro-sul de Minas e centro-sul de Goiás; para o Sul, é esperado clima frio

Há registro de chuva forte na faixa que vai do Rio Grande do Sul a Goiás nas últimas 24 horas. É o sinal que a umidade está se espalhando por todas áreas produtoras do Brasil. Por outro lado, alguns estados, como é o caso do Rio Grande do Sul, já registraram chuva demais. Somente nas últimas 24 horas foram quase 100 milímetros em Entre-Ijuís, no oeste do estado. A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera continua espalhando muita instabilidade no Brasil ao longo do sábado, 16.

Segundo a previsão do tempo, os temporais serão frequentes no centro-sul de Minas e centro-sul de Goiás. Também pode chover com moderada a forte intensidade a qualquer momento no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, leste de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e oeste e sul de Mato Grosso. No Distrito Federal, o risco de chuva forte aumenta, principalmente a partir da tarde. No Rio Grande do Sul, a chuva diminui, e só ocorrem chuviscos em Porto Alegre. O frio toma lugar e podemos ter geadas nos pontos mais altos do rio Grande do Sul com a entrada de uma massa de ar de origem polar. Tempo firme em Roraima, noroeste do Pará, no interior do Nordeste e nas capitais Teresina e Fortaleza. Nas demais áreas do país, chove de forma isolada entre a tarde e à noite.

Ao longo do domingo, 17, o avanço da frente fria e a circulação dos ventos vão formar nuvens muito carregadas na maior parte do Brasil. Os temporais serão frequentes e a chuva será volumosa no Sudeste, parte do Centro-Oeste e especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Acre e Rondônia. No Rio Grande do Sul e no interior do Nordeste, a tendência é de pouca chuva, assim como na costa leste nordestina.