Diversos

Chuvas seguirão concentradas no Norte do país pelos próximos 15 dias

Enquanto isso, a região central do país não deve conseguir reverter o déficit hídrico provocado pelo tempo mais seco

O clima chuvoso segue na região Norte do Brasil. Segundo a previsão do tempo, na metade norte do Maranhão, os volumes podem chegar a 100 mm nos próximos cinco dias. Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, diz que o cenário para o tempo não deve mudar até o fim deste mês.

“A frente fria continua avançando pela costa do Sudeste e provocando chuva fraca na faixa leste da região. O céu continua carregado nas áreas mais ao Norte, o que é comum para a época do ano”, diz Desiree.

Volta a chover no Sul. O dia termina com pancadas de chuva no interior do Rio Grande do Sul devido a uma área de baixa pressão entre Argentina e Paraguai. O sistema dará origem a uma frente fria, que vai provocar chuva nos três estados da região. No entanto, os maiores acumulados, ficam concentrados apenas no oeste gaúcho, com 30 mm.

“Em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná a chance para chuva mais forte é pequena. A frente fria avança, mas não terá força para provocar chuvas em regiões do interior nesses três estados”, destaca a meteorologista.

Ainda de acordo com Desiree, o padrão das chuvas não muda para os próximos 15 dias. A região central, que sofre com baixos índices, terá maiores acumulados, mas os volumes ainda serão insuficientes para reverter o déficit hídrico.